Local: Auditório (Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, antigo PAF III)
Resumo: O Curso de Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA, assim como cerca de 16 cursos com esta denominação foram criados no Brasil a partir de 2008, estimulados em grande parte, pelo Projeto REUNI. Tal criação é também fruto do desenvolvimento da saúde coletiva brasileira e do rico processo de debate sobre a formação neste campo. Somado a isso, o processo de construção da Reforma Sanitária Brasileira e o Sistema Único de Saúde demandam um contingente expressivo de profissionais de nível superior capacitados para integrar os quadros do SUS em diversas modalidades de atuação: gestão de sistemas locais de saúde, gestão de unidades de saúde, administração de custos e auditoria, gestão de informação, gestão de recursos humanos, vigilância em saúde, epidemiologia, comunicação em saúde, apoio técnico à formulação e à implementação de políticas e estratégias de promoção à saúde, dentre outras. Iniciado em 2009 O Curso de Graduação ISC-UFBa teve em 2012.2 a conclusão da primeira turma e neste período já sentia-se a necessidade de alguns ajustes. Os debates acerca das possíveis mudanças iniciaram-se no Colegiado do Curso e foram ocupando os demais espaços institucionais do Instituto de Saúde Coletiva ( Conselho Técnico Científico, Congregação e Núcleo Docente Estruturante do Curso). O acompanhamento do Curso também foi incluído nas pautas dos seminários anuais do ISC dos anos de 2013 a 2015 e no processo de elaboração do Plano Diretor do ISC de 2014-2023. No processo de implementação do Curso, diversas dificuldades e desafios foram se constituindo a saber: difícil articulação entre componentes teóricos e práticos, dificuldades na construção de um currículo radicalmente interdisciplinar, dificuldades de realização de atividades práticas diurnas devido ao Curso ser noturno, percentual expressivo de alunos “dessemestralizados”, alunos trabalhadores e com dificuldades de maior dedicação ao Curso, desafios na inclusão acadêmica de grande parte de alunos, entre outros. Diante desse cenário, teve início o intenso e rico processo discussão e elaboração de propostas de mudanças na estrutura curricular e no projeto político pedagógico. Assim, o ano de 2014 foi dedicado a elaboração da proposta e nos semestres 2015.1 e 2015.2 foram feitas as primeiras experimentações que estão em curso que começam a serem avaliadas. Assim, faz-se necessário compartilhar com a comunidade UFBA esse rico e oportuno processo que docentes, discentes, pesquisadores estão vivenciando com o propósito de aperfeiçoar o ensino de Graduação na UFBA