Local: Auditório B (Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, antigo PAF I)
Resumo: O programa Vizinhança Esporte e Alegria no Calabar foi desenvolvido pelo grupo LEPEL da FACED/UFBA e teve como objetivo geral intensificar o intercâmbio entre a comunidade universitária e a comunidade do Calabar, considerando a elevação do padrão cultural esportivo em articulação com o conhecimento técnico e científico. Para tanto, foram desenvolvidas atividades pedagógicas formativas no interior da própria comunidade, atingindo crianças, jovens e adultos do bairro do Calabar, assim como no Centro de Esportes e Educação Física da UFBA. Para desenvolver estas atividades pedagógicas formativas, reunimos um grupo de trabalho formado por estudantes bolsistas do Ensino Médio e moradores do próprio bairro Calabar, militantes culturais da comunidade, estudantes do curso de graduação em Educação Física e estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu da UFBA. As atividades pedagógicas formativas que foram planejadas e desenvolvidas por esse grupo de trabalho foram realizadas na infraestrutura disponível no próprio bairro do Calabar, como a unidade de posto de saúde, a biblioteca, a escola aberta e quadra de esportes que são administrados pela própria comunidade. O Desenvolvimento desse programa justifica-se por atender uma demanda reconhecida pela comunidade do Calabar em realizar e participar na execução de práticas corporais orientadas cientificamente para ampliar o referencial teórico dos praticantes, a fim de propiciar melhor qualidade de vida aos participantes da comunidade. Nossa intervenção se fundamentou pela articulação entre a Teoria do conhecimento do Materialismo Histórico dialético, a psicologia Histórica-cultural, a Teoria Pedagógica Histórico-Crítica e a Metodologia de Ensino da Educação Física Crítico Superadora. O estabelecimento deste objetivo e procedimentos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas formativas na comunidade do Calabar decorre de nossa concepção de Universidade em cuja função social destaca-se a formação humana, a formação escolarizada, a formação no ensino superior de quadros para servirem a um dado projeto de nação, de sociedade e, a produção do conhecimento científico que não é qualquer conhecimento, mas sim um conhecimento que exige método de pensamento e de pesquisa. As atividades pedagógicas formativas consistiram em seminários interativos, atividades conjuntas com o posto de saúde, tratando de corrida e caminhada com idosos e o trato dos conhecimentos clássicos da cultura corporal com crianças da escola aberta e com as crianças participantes dos projetos desenvolvidos pelos militantes culturais, considerando os seguintes conteúdos: basquete (Paulo), capoeira (mestre Malvina), dança (Yuri), ginástica (Justina), futebol (Valter). Os resultados do Programa Vizinhança Esporte e Alegria no Calabar demonstraram que as atividades pedagógicas formativas desenvolvidas se constituíram num importante trabalho, pois apontou para uma nova perspectiva de concepção da função social da Universidade, tendo como horizonte de trabalho a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, intensificando as relações entre a UFBA e a comunidade do Calabar e contribuindo para a formação humana omnilateral dos moradores desta comunidade através do trabalho socialmente útil, na perspectiva de superação das relações sociais do modo de produção capitalista e da construção do projeto histórico socialista.