Local: Auditório (Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia)
Resumo: A mesa se propõe a tratar dos desafios ainda colocados na abordagem do temário que tange a educação para as relações étnico-raciais e superação do racismo, bem como a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação superior debatendo sobre os entraves, obstáculos e resistências à ampliação da representatividade da diversidade étnico-racial na academia além de explorar as concepções, princípios e opções metodológicas que sustentam a necessidade e possibilidades de implantação. A inclusão nos currículos dos cursos superiores de elementos da história e cultura negra e indígena é parte da necessidade de incluir não só material, social e epistemologicamente estes grupos populacionais historicamente desprestigiados, mas convidá-los a enriquecer a Universidade com seus saberes. Serão ainda apresentadas experiências de abordagem e organização curricular contemplando os temas a exemplo da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena da UNEB e o Projeto de Pesquisa e Extensão Encontro de Saberes coordenado pelo professor José Jorge de Carvalho um dos pioneiros na proposição de ações afirmativas na UnB.