local: Auditório 1 (PAF V)
Resumo: Como espaço de ambiguidades, a universidade encontrasse em um delicado equilíbrio entre a produção do novo – saberes, fazeres, pensares – e a reprodução social, ecoando e reforçando desigualdades produzidas no conjunto da sociedade. No contexto brasileiro, devido a sua vocação eurocêntrica, o ambiente universitário tem servido historicamente a um projeto elitista e colonialista de nação. Repensar a universidade, sua diversidade e a participação popular que realmente reflita a diversidade étnico-cultural do país é, assim, um desafio permanente que qualquer universidade contemporânea deve se propor. Este desafio torna-se ainda mais premente em um país como o Brasil, o primeiro no chamado Novo Mundo a estabelecer a instituição de escravização racial, e um dos últimos a aboli-la; dentro do Brasil, a Bahia merece especial destaque pela forte presença de marcadores de origem africana na sua composição demográfica e cultural. Neste sentido, à UFBA põe-se a necessidade de revisitar suas práticas, históricas e atuais, de modo a eliminar os efeitos do racismo e eurocentrismo que lhe negam a possibilidade de alcançar a universalidade a que uma instituição de ensino superior se propõe. Dada sua relevância, a intricada trama entre a função social da universidade, as relações raciais e a epistemologia não pode estar ausente do Congresso UFBA 70 anos, assim, propomos a realização de uma mesa-temática com o título “Diversidade, Racismo e Produção de saberes: desafios na universidade contemporânea”, com a presença de nomes de vulto no campo, a saber: – Andreia Beatriz, médica, docente da Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenadora Nacional da Campanha Reaja; – Cássia Maciel, psicóloga, Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA – Molefi Kete Asante, fundador e presidente do programa em “African American Studies” na Temple University, EUA. O objetivo principal da mesa é fundamentar a discussão de Ações Afirmativas na UFBA, especialmente no que tange aos fundamentos dos currículos e das referências bibliográficas utilizadas.