Local: Auditório Profa. Yeda de Andrade Ferreira (Instituto de Geociências)
Resumo: A Bahia despontou no cenário artístico-cultural nacional e internacional a partir da década de 50, do século XX, com a criação de quatro escolas de artes (Teatro, Dança, Música e a incorporação da Escola de Belas Artes), no âmbito acadêmico da Universidade da Bahia, gerando uma efervescência entre a arte local e a arte erudita, produzida no âmbito dessas escolas, que se mantêm até os dias atuais, atenta ao local e ao global, e à profissionalização, com uma produção artística de qualidade e com grande potencial de pesquisa. Ao longo de sua história, as Escolas de Arte da UFBA sempre se caracterizaram como centros de excelência da pesquisa e de atividades extensionistas. Neste sentido, nomes como Smetak, Widmer, Koellrreutter, Rolf Gelewski, Jamary Oliveira, Manuel Veiga, Lindembergue Cardoso, YankaRudzka, GianiRatto, Martim Gonçalves, Adolfo Celi, Possi Neto, Mário Cravo, Juarez Paraíso, Rescala, Emanuel Araújo, Pascuale De Quirico, Emídio Magalhães, Nilda Spencer, dentre outros, demonstram a significativa contribuição da UFBA para o desenvolvimento das Artes no Brasil. Nesse sentido, e tendo os marcos comemorativos os 70 anos da UFBA, os 60 anos da Escola de Teatro e da Escola de Dança, e dos 20 anos do curso de Produção Cultural, propomos a realização de um debate sobre o papel da Universidade na profissionalização do setor artístico e cultural, seja do ponto de vista da formação de artistas, seja do ponto de vista da formação de produtores e gestores culturais. E propondo reflexões sobre como esses campos tem diálogo durante esses anos. Essa é uma proposição conjunta da Escola de Teatro da UFBA, através de sua diretora, Eliene Benício, e da diretora da Faculdade de Comunicação, Suzana Barbosa. Para a composição da mesa, sugerimos a seguinte composição: 1 representante da Escola de Teatro 1 representante da Escola de Dança 1 representante da Escola de Música 1 representante da Escola de Belas Artes 1 representante da Faculdade de Comunicação