Local: Auditório (Instituto de Biologia)
Resumo: UNIVERSIDADE E ESPORTE em seus 70 Anos, a UFBA veio desenvolvendo a temática Educação Física, Esporte e Lazer, em cinco âmbitos: (1) Curricular de ensino de graduação com o oferecimento de disciplina obrigatória que compôs os currículos dos estudantes da UFBA, durante o período da ditadura civil-militar de 1964 e, ainda, o oferecimento do Curso de Licenciatura em Educação Física, a partir de 1987; (2) currículo no ensino de pós-graduação, formando mestres e doutores em educação, com uma linha no programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFBA denominada de “Educação, Cultura Corporal e Lazer” e cursos de especialização; (3) Constituição de Grupos de pesquisa com a realização de pesquisas financiadas e não financiadas; (4) Extensão, com atividades na cidade e no campo, para atender demandas sociais; (5) Esporte universitário com a participação de representação da UFBA nos Jogos Universitários. Todas estas dimensões desenvolvidas, por um lado, constituem o Ensino Superior e, por outro, a Educação Superior. Uma profissionaliza e, a outra, amplia a capacidade teórica dos estudantes para constatar, compreender, explicar, analisar e propor ações no âmbito da cultura corporal. Estas dimensões desenvolvidas, principalmente nos últimos 40 anos, vez que, o ensino superior foi instituído no Brasil em 1808 por D. Joao VI, carecem de três apoios imprescindíveis para serem desenvolvidas a altura do que são os atuais desafios sociais da UFBA para a área do esporte, a saber: (a) Inserção institucional que considere a relevância social da área da Ciência do Esporte/Educação Física e, com isto, priorize esta área emergente pelas suas contribuições para a humanização e emancipação da classe trabalhadora; (b) Construção de um complexo esportivo educacional popular que atenda a demanda interna e externa por práticas corporais orientadas científica e pedagogicamente, para toda a população; (c) Unidade própria na forma de um Instituto de Ciência do Esporte (ICE), ou Instituto de Educação Física, Esporte e Lazer (IEFEL), que congregue, unifique, estruture ações acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão para atender a demanda reprimida nos últimos 40 anos e que se expressa nas seguintes necessidades vitais: Esporte para a juventude universitária, tanto para treinos corporais, com finalidades estéticas e de saúde, quanto para treino e participação em eventos competitivos de rendimento; Esporte para professores, técnico-administrativos, terceirizados e a comunidade em geral, como espaços formativos para tratar da cultura corporal; Inclusão no projeto de escolarização do ensino superior da UFBA, tanto para a graduação quanto na pós-graduação, nos currículos de formação acadêmica, créditos relacionados as atividades esportivas. Este movimento da UFBA, sinalizando em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, a consideração do Esporte enquanto cultura a ser acessada por todos, enquanto disciplina acadêmica constituindo o currículo do Ensino Superior, enquanto área cientifica com contribuições relevantes para o desenvolvimento das ciências humanas, sociais e aplicadas, a distinguirá no esforço que todas as universidades brasileiras estão realizando para reconceptualizar seus currículos e com um projeto popular de universidade que tem no horizonte a perspectiva da emancipação humana.